E-mail marketing, você precisa entender o que é.

Professor (a),

Hoje quero lhe falar sobre minha ferramenta de marketing favorita.

O e-mail marketing.

Se você está lendo este artigo provavelmente o encontrou por causa de um e-mail que lhe enviei.

Antes de qualquer coisa é bom deixar muito claro que o e-mail marketing não é de forma algum spam, são coisas completamente diferentes.

O e-mail marketing é uma estratégia extremamente utilizada por grandes empresas e empreendedores, gerando resultados consistentes ao longo do tempo.

E a principal razão é que o e-mail é uma terra que você pode construir, nutrir e expandir, só depende de você.

Lembra do tempo em que todos os seus posts eram encaminhados para todos que lhe seguiam nas redes sociais? Bons tempos aqueles.

O envio de e-mail embora também possa sofrer com algumas interferências, não se compara ao nível de mudanças que constantemente são implementadas, por exemplo, no Facebook e no Instagram.

E é por isso que quero deixar aqui algumas dicas que aprendi na prática durante a implantação do e-mail marketing aqui na Proluno.

Vamos a elas:

  1. Crie uma lista

Uma lista nada mais é do que o nome e e-mail daquelas pessoas que já tiveram algum contato com o seu conteúdo. Você pode começar com uma planilha no excel, ou outro meio, não importa, o importante é que tenha em suas mãos essa lista que possibilitará um contato permanente com essas pessoas.

Não deixe para fazer isso depois de alguns anos no mundo online, faça isso agora, quanto mais cedo começar mais oportunidades terá.

No final deste texto direi como você poderá aumentar essa lista substancialmente em poucos passos com a ajuda da Proluno.

  1. Escolha uma ferramenta de e-mail marketing

Com o passar do tempo você sentirá necessidade de organizar melhor todos esses contatos, e para isso necessitará de uma ferramenta para gerir sua lista.

Existem muitas no mercado, posso até fazer um artigo falando mais detalhadamente sobre cada uma delas.

Já usei duas que recomendo: O MailChimp e RD Station. A primeira é gratuita para até 2.000 leads.

A RD Station apesar de ser completa, dificilmente valerá a pena para um único professor, visto que é mais voltada para empresas e seu custo é relativamente alto.

Já o MailChimp é relativamente simples de usar e muito seguro, além de ser gratuito para um número considerável de leads.

  1. Bons conteúdos

Se decidir apostar no e-mail marketing como meio de comunicação com seu público aposte em bons conteúdos, pois sem isso você irá parar rapidamente na caixa de spam.

Aqui na Proluno começamos com essa estratégia para professores e para alunos, sempre com muito cuidado para que todo conteúdo seja realmente de interesse para quem está recebendo.

Inclusive já falamos bastante sobre conteúdo por aqui, caso não tenha recebido esse material pode clicar aqui para ter acesso a um dos materiais que mais recebi feedback positivo.

  1. Segmentação

Outra coisa que irá perceber com o tempo é que sentirá necessidade de separar seu público em algumas categorias. Pode ser uma divisão simples, como por exemplo: a) Alunos iniciantes; e b) Alunos avançados.

Essa segmentação é fundamental para que fale a linguagem certa, não perdendo tempo enviando conteúdo para pessoas que, embora seja seu público, não estão alinhadas com o conteúdo enviado.

Em breve passarei a adotar essa dica aqui na Proluno para professores, visto que notamos que vários professores que estão se cadastrando na plataforma tem interesse em outras áreas, tais como Enem e Prática Jurídica.

Para os alunos isso já vem sendo adotado desde o início.

Todos os alunos que se cadastram no site são segmentados por área de interesse, assim quem assistiu a uma Live sobre Trabalho Escravo dificilmente receberá e-mail sobre um curso da área policial, mas sim materiais e cursos ligados ao cargo de Auditor Fiscal do Trabalho.

Dica Bônus.

Muitos professores não sabem por onde começar a construir sua lista.

A Proluno disponibiliza uma ferramenta extremamente eficaz para isso, são nossas Live Class.

As Lives são aulas gratuitas e ao vivo que o professor pode ministrar por meio de nossa sala virtual. Para assistir o aluno deve se cadastrar, deixando seu contato.

Clique aqui para ver centenas de Lives que já foram realizadas na Proluno.

Além de ter contato ao vivo com os alunos, o professor poderá se relacionar com os alunos por meio de e-mail marketing, visto que enviamos ao professor uma lista completa, com nome e e-mail de todos que participaram da Live. Assim você poderá iniciar ou ampliar sua lista de contato, de forma rápida e simples.

Já ocorreram Lives com mais de 500 inscritos. Não é demais?

Caso queira realizar sua primeira Live é bem simples, acesse sua área de usuário e clique no botão Cadastrar Nova Live, em poucos minutos estará com sua página no ar.

Deixarei também este material completo para que entenda como aproveitar ao máximo essa ferramenta, clique aqui.

E caso tenha qualquer dúvida sobre como lançar uma live, um curso ou qualquer outro produto pela Proluno fique à vontade para me chamar, este é meu número particular (85) 991331678.

Grande abraço,

Roniere Miranda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s