Professor, qual seu refrigerante preferido?

Achou a pergunta estranha?

Apesar de estranha provavelmente você respondeu que o seu preferido é Coca-Cola, Fanta ou Guaraná.

Utilizei essa pergunta para mostrar que muitas marcas, produtos ou pessoas estão dentro de uma “caixa” em seu cérebro e quando fazemos perguntas feito a que fiz você as retira dessa “caixa” e prontamente responde.

Segundo os autores Al Ries e Jack Trout isso é chamado, no meio do marketing, de posicionamento. Em seu livro Posicionamento – A batalha por sua mente, o autores mostram de maneira simples e por meio de diversos exemplos, como em todas as áreas é importante preocupar-se com esse tema.

Lembre-se, por exemplo, do seu cantor preferido, da marca de perfume predileta ou do carro que você mais admira. Todos eles estão dentro dessa “caixa”, se posicionaram lá por algum motivo, e dificilmente irão ser substituídos, aliás, para isso acontecer deve existir, como diz o subtítulo do livro, uma verdadeira batalha pela sua atenção.

E nesse mundo de informações, redes sociais, conteúdo, séries, vídeos, cursos, etc, a atenção é o ativo mais valioso que você pode querer do seu aluno. Para isso você deve preocupar-se primeiramente com o seu posicionamento dentro da mente dele.

Quando pensam em seu nome eles lhe colocam em que caixa? Na de professores de matemática? Será que você está brigando por espaço com centenas de outros?

Ao ler o livro anotei 4 ideias que gostaria de compartilhar para ajudar você a não ficar “sozinho” nesse espaço. Ah, e darei uma dica bônus ao final.

1. Diferenciação

Os autores falam bastante da importância de se diferenciar. Esse tema por si só mereceria um artigo, mas diferenciar-se é o caminho natural para mudar de “caixa” e ganhar espaço. Veja essa imagem, por exemplo:

professor sacramento.gif

Esse é o professor Sacramento, um grande mestre que utiliza o bom humor e simpatia para passar seu conteúdo. Vale a pena conferir o trabalho dele no insta: @professorsacramento.

2. Analogia

É mais fácil pegar carona em uma caixa que já existe para depois criar outra. E por falar em carona, veja o exemplo desta empresa:

Bikxi

Ela iniciou suas atividades em São Paulo, intitulando-se de “Uber das Bikes”. Assim quem lesse a respeito já saberia muitas informações: será por aplicativo, corridas compartilhadas, preços menores, etc. Teve alguma ideia para aplicar na sua área?

3. Nicho

Não canso de falar sobre isso, pois para mim é o santo graal de toda estratégia de marketing. É muito melhor (e mais fácil) estar em um grupo pequeno e diferenciar-se dentro dele do que tentar fazer isso em um  “oceano”, brigando com tubarões. Depois de aprender com um nicho, ser reconhecido nele, você poderá ampliá-lo e até mesmo encarar outro. Foi isso que fizemos aqui na Proluno. Apesar de podermos atender qualquer tipo de professor, optamos por focar em professores de concurso público, e ainda “nichamos” mais em 2018, priorizando o contato com professores das áreas Fiscal, Policial e Tribunal, sem deixar de atender todos os outros, claro. Mas isso foi fundamental para entendermos nossos clientes (os professores) e fazer todas as atualizações e melhorias necessárias na plataforma.

estrategia-do-oceano-azul

 

4. Tenha um cavalo

Claro que não é um cavalo de verdade, mas um local, empresa, consumidor, que possa lhe levar mais longe e mais rápido. O Youtube é um exemplo. Imagine se você tivesse que gravar um vídeo, colocar no seu celular e ficar mostrando para cada um de seus alunos, impossível não é mesmo? O Youtube proporciona escala e velocidade, o que sozinho seria bem mais complicado.

Para escolher seu “cavalo” é muito importante verificar para onde ele está indo, se este caminho se alinha com o seu, principalmente em relação aos valores. Sem querer lhe influenciar, mas já o fazendo, aqui na Proluno oferecemos exatamente isso, uma estrutura que amplia o poder de alcance dos professores, permitindo que foquem no seu conteúdo, sem se preocupar com cartão de crédito, hospedagem de vídeos, criação de site, contratação de desenvolvedores, chat online, etc, tudo isso fica por nossa conta.

cavalo

DICA BÔNUS:

Melhor do que focar em um nicho pequeno é sem dúvida criar uma categoria. Pense na marca Red Bull, não é um refrigerante, não é uma cerveja, é um energético. Hoje você já deve estar familiarizado com este termo, mas antes do surgimento do Red Bull não havia nada parecido, ela pode nadar, por muito tempo, livremente no mercado que ela criou. Aqui na Proluno estamos fazendo o mesmo, somos a primeira plataforma do Brasil a possibilitar ao professor hospedar gratuitamente seu conteúdo e ser remunerado por isso, ou seja, o único marketplace da área. Surgirão outros? Talvez, mas enquanto isso estamos fazendo nosso melhor trabalho para conquistar nosso lugar na mente dos professores.

RedBullTarget600-600x374

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s