O que é marketing de conteúdo?

Muita gente tem arrepios ao ouvir falar em marketing, pois acredita que marketing é fazer alguém comprar algo que não precisa. Alguma vez aconteceu isso com você? Comprar uma roupa que não gostava, um carro do qual se arrependeu? Se sim, a culpa não foi do marketing, mas sua. Talvez pela falta de planejamento, ansiedade, necessidade de aprovação social, mas não do marketing propriamente dito.

 

O Marketing é responsável por lhe apresentar algo de uma maneira que desperte seu interesse, depois disso há o processo de compra. O marketing de conteúdo por sua vez é uma derivação (ou ramo) do marketing, que segundo o Instituto de Marketing de Conteúdo define-se assim:

 

uma abordagem estratégica de marketing com a intenção de criar e distribuir conteúdo valioso e atrativo que capture e retenha um público-alvo bem definido e, em última instância, dirija as ações desse público para um retorno lucrativo.

 

Na minha opinião apesar de essa definição ser precisa podemos resumi-la da seguinte maneira: Marketing de conteúdo é contar uma história de tal forma que prenda atenção de alguém, depois disso precisamos de um produto de qualidade para obter lucro.

 

Eu sei, a palavra lucro também soa estranha, mas se você despende tempo preparando uma aula e estudando você tem despesa e caso não tenha receita, ou seja inferior a estas despesas, não terá lucro, e se não tiver lucro a “roda” irá quebrar.

 

Mas voltemos ao marketing de conteúdo.

 

Há muito tempo se percebeu que mensagens do tipo: Compre Batom, seu filho merece batom, não fazem mais sentido. No tempo desta propaganda os meios para se produzir e comercializar um produto estavam em posse de poucos. Hoje em uma manhã a senhora Joana pode comprar alguns chocolates, assistir a um vídeo no youtube de como fazer “batom garoto caseiro”, fabricar, e no final do dia ainda hospedar no iFood para comercializar. Claro que exagerei um pouco na rapidez rs, mas a ideia é essa.

 

E o que funciona?

 

Uma palavrinha mágica: Conteúdo de Qualidade. Será isso que atrairá o que você mais precisa, a atenção do seu aluno, pois como diz Neil Patel, em um mundo cada vez mais ruidoso, os clientes, certamente, querem se sentir cuidados. Atenção é um dos recursos mais valiosos da atualidade.

 

E segundo o próprio Neil Patel existem 3 categorias/formas principais na qual você pode aplicar o marketing de conteúdo: offline, online e híbrido. Os termos são auto-explicativos, por isso irei dar exemplos de cada um.
OFFLINE

Muita gente acha que por vivermos constantemente conectados não há mais espaço, por exemplo, para eventos offline. Mas a maior parte dos professores sabe muito bem o quanto sua presença em sala de aula ainda é importante, tanto para aumentar o poder de sua marca pessoal como por saber que muitos alunos preferem esse contato mais próximo, inclusive com outros alunos.

No mundo dos concursos, os alunos, ou concurseiros, como são chamados, quase sempre têm essa possibilidade de escolha, no entanto alunos do ensino médio e algumas faculdades só possuem mesmo a opção do presencial, e é nesse ambiente que o professor deve contar sua história
ONLINE

Essa categoria por mais que seja falada ainda é muito pouca utilizada pela maioria dos professores com que tenho o prazer de conversar. A lista de possibilidades é muito diversa, e por isso pode causar paralisia para iniciar a produção.

Eis aqui uma pequena lista que pode lhe ajudar a pensar no assunto:

  1. Blogs;
  2. Sites;
  3. Youtube;
  4. Grupos de Facebook;
  5. Grupos de Whatsapp;
  6. Lista de Transmissão;
  7. Áudios;
  8. Webinar;
  9. Podcast;
  10. Planilhas;

 

Acredite, a lista é bem extensa, e cada item desse pode ser combinado um com o outro, aumentando as possibilidades.
HíBRIDO
Na verdade, em termos de marketing, tudo que fazemos no mundo online reflete no offline, e o contrário também é verdadeiro.

Por exemplo, há alguns meses a Proluno pôde ver isso claramente, promovemos juntos com vários professores uma revisão presencial para o concurso da Polícia Civil do Piauí, em Teresina, em poucos dias conseguimos organizar um evento para 150 pessoas, que foi um tremendo sucesso. Os professores tiveram a oportunidade de passar seu conhecimento ao vivo e os que tinham cursos online na Proluno viram suas vendas melhorarem após o evento, ou seja, o offline influenciou positivamente o online.

Pois é professor, o assunto é realmente extenso e extremamente interessante. E como deve ter notado essa é uma das maneiras que encontrei de gerar valor para você por meio deste conteúdo, nos próximos e-mails e artigos aprofundarei um pouco mais esse tema.

 

Um comentário em “O que é marketing de conteúdo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s